Servidores municipais de Teresina denunciam que tiveram salário estornado; prefeitura afirma que dinheiro já está nas contas

  • 28/12/2024
(Foto: Reprodução)
O pagamento estava previsto para sexta (27) após o desbloqueio das contas feito pelo TCE-PI. Em nota, a Prefeitura de Teresina disse que o pagamento da folha salarial de dezembro foi efetuado e que o estorno ocorreu por um erro de informações no sistema do Banco do Brasil. Na tarde de sábado (28), a gestão municipal informou que os salários já estão nas contas. Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina Lucas Marreiros/g1 Servidores da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) denunciaram, na manhã deste sábado (28), que receberam o salário na sexta-feira (27), mas que foi estornado pelo banco responsável pelo pagamento. Na tarde deste sábado, a PMT informou que os salários já estão disponíveis nas contas dos funcionários. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Em nota, a Prefeitura disse que o pagamento da folha salarial de dezembro foi feito ainda na tarde da sexta e o estorno se deu devido a um erro de informações no sistema do Banco do Brasil. O banco esclareceu em nota que o desbloqueio das contas foi realizado e que a PMT agendou os pagamentos para crédito na segunda-feira (30) (confira as notas na íntegra ao fim da reportagem). Também na tarde deste sábado, o Banco do Brasil afirmou que "100% dos créditos foram concluídos". Compartilhe esta notícia no WhatsApp Compartilhe esta notícia no Telegram Ao g1, uma professora da rede municipal de ensino, que não quis se identificar, disse que foi surpreendida ao consultar seu extrato. "Pagaram e tiraram. O valor foi estornado. O mais estranho é que no extrato aparece a operação como dia 30. Que ano difícil!", lamentou a servidora. À TV Clube, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros, informou que os comprovantes de pagamento foram enviados pela PMT. “O que tenho a informar é que a prefeitura enviou os respectivos comprovantes de quitação da folha de dezembro. Fato é que o desbloqueio foi para pagamento dos servidores, os recursos não poderão ser utilizados para outros fins, conforme comunicado às instituições bancárias”, afirmou. O secretário de planejamento da prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, pontuou que há recursos e que está buscando saber o que aconteceu. “Estou absolutamente sem entender nada porque os recursos estavam lá, tanto é que foi creditado. A ordem do tribunal foi para fazer a liberação do correspondente à folha, nós pagamos a folha. Estou tentando falar com o pessoal do Banco do Brasil, mas não obtive retorno ainda. Estou aqui na expectativa para saber o que aconteceu”, disse. LEIA TAMBÉM: TCE-PI determina bloqueio das contas de Teresina para garantir pagamento de servidores Após desbloqueio do TCE-PI, pagamento de servidores da Prefeitura de Teresina deve iniciar nesta sexta (27), diz secretário Em publicação nas redes sociais, o vereador reeleito Ismael Silva (Progressistas) disse que acionou o TCE-PI para tomar as providências cabíveis. Servidores municipais de Teresina denunciam que tiveram pagamento de salário estornado Divulgação/Redes Sociais Atraso no pagamento Na última quinta-feira (26), representantes da Prefeitura de Teresina solicitaram o desbloqueio das contas municipais para pagamento dos servidores e fornecedores, ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O bloqueio foi realizado na última segunda-feira (23) para assegurar o pagamento dos servidores. Após a reunião, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, afirmou que, com o desbloqueio pagaria o vencimento, em uma hora. “Liberado, em 60 minutos eu pago a folha”, prometeu ele ao presidente do TCE, Kennedy Barros, que determinou o bloqueio das contas na segunda. Em entrevista à TV Clube às 12h30, o conselheiro Kennedy Barros disse a solicitação da Prefeitura foi protocolada às 11h50 e que o valor seria liberado. "Às 11h50, chegou aqui no tribunal o protocolo da municipalidade solicitando esse desbloqueio. O tribunal está liberando agora. Vai liberar para o fim específico de pagamento dos servidores. Ou seja, o valor que o banco receber autoriza para desbloquear referente à folha de pagamento dos servidores municipais", disse. Na sexta, o secretário João Henrique Sousa afirmou que o pagamento dos servidores municipais iniciaria na sexta a partir das 10h. O secretário explicou que o pagamento não pôde ser feito na quinta porque a liberação aconteceu depois das 18h. "O tribunal mandou autorização já por volta das 18 horas, havia acabado o expediente bancário. Então hoje quando reabrir o expediente nós vamos pagar a folha às 10 horas", disse o secretário. O pagamento dos servidores municipais estava previsto para a última terça-feira (24). Com o bloqueio nas contas do município, a Prefeitura de Teresina emitiu nota responsabilizando o TCE-PI pelo atraso. Em nota, a Secretaria Municipal de Finanças (Semf) afirmou que "em decorrência de decisão monocrática do TCE-PI, as contas do município estão suspensas, o que, obviamente, afetará a efetivação dos proventos do servidor no tempo planejado" e que "reforça o seu compromisso com o servidor municipal e a cordialidade e transparência com os órgãos de controle". Bloqueio nas contas O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu, na última segunda, em caráter liminar, pelo bloqueio das contas bancárias do município de Teresina até o fim do exercício financeiro de 2024. A medida, determinada pelo presidente e relator de plantão Kennedy Barros, buscou assegurar o pagamento da folha salarial dos servidores municipais, incluindo efetivos, comissionados, terceirizados e obrigações legais como FGTS e INSS. A decisão foi tomada após denúncia apresentada pela Comissão de Transição de Governo do prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil), representada pelo vice-prefeito, Jeová Alencar, apontando irregularidades na gestão financeira e riscos à destinação dos recursos públicos. Entre os problemas relatados está o Decreto Municipal nº 27.433/2024, que flexibilizou prazos orçamentários de forma considerada inadequada, e a ausência de critérios objetivos para suplementações e pagamentos. Nota da Prefeitura de Teresina A Prefeitura de Teresina esclarece por meio da Secretaria Municipal de Finanças - SEMF que efetuou o pagamento de toda a folha salarial referente ao mês de dezembro ainda na tarde desta sexta-feira, 27, com valores creditados nas contas bancárias dos servidores na manhã de hoje, 28, conforme entendimento alinhado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). No entanto, o município foi surpreendido com o estorno dos valores nas contas dos funcionários a partir de um erro de informações no sistema do Banco do Brasil, devido ao bloqueio eletrônico determinado pelo TCE na conta do município. A Prefeitura trabalha neste momento para resolver a situação a fim de não prejudicar os servidores que foram afetados com o erro no sistema. Nota do Banco do Brasil O Banco do Brasil esclarece que as contas da Prefeitura de Teresina (PI) estavam bloqueadas por determinação do TCE PI. Na sexta feira, 27, o banco recebeu a determinação judicial para liberação das contas com o objetivo de realizar o pagamento dos proventos dos servidores. O BB realizou os procedimentos de desbloqueio das contas e o Município realizou o agendamento dos pagamentos para crédito na segunda-feira, 30. O Banco do Brasil reafirma o seu empenho para que os créditos dos proventos ocorram dentro do prazo estipulado. *Estagiária sob supervisão de Mariane Aquino 📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí 📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

FONTE: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2024/12/28/servidores-municipais-denunciam-que-tiveram-pagamento-de-salario-estornado.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes